A argila chega à podologia

12027673_537438926406638_3526512802065089716_nA argiloterapia, também conhecida como geoterapia, pode ser definida como a arte de cuidar da saúde utilizando a argila como elemento-chave. É o uso da terra na medicina natural, para fins terapêuticos. A argila apresenta composição rica em sais minerais, como quartzo e mica, acompanhados de magnésio, ferro, feldspato, potássio, sódio e cálcio em composição bastante semelhante à do corpo humano. Tem ainda titânio, cobre, zinco, alumínio, níquel, manganês e lítio. É comum vermos a argila em tratamentos para o rosto, mas ela também pode ser usada nos pés pois suas propriedades são absorvidas e revitalizam a pele.

Há diferentes tipos de argila, para diferentes aplicações. Antes de fazer uma aplicação é preciso avaliar se a pessoa tem alergia aos componentes da argila.

Argila branca

Reúne elementos como alumínio, zinco, potássio, silício, cálcio e também ferro. Deixa a pele macia e hidratada, atuando também de forma relaxante. Funciona bem em qualquer tipo de pele e não tem uma ação tensora forte.

Argila rosa

Tem efeito esfoliante, ajudando a remover células mortas, o que ajuda no combate a fissuras. Ajuda inclusive no tratamento de algumas manchas da pele, pois promove a regeneração da pele.

Argila vermelha

Ajuda a combater o estresse, sendo benéfica para a pele por ajudar a combater a umidade dos pés, ajudando a hidratar e fortalecer a pele. Regula a microcirculação da pele e ajuda a reduzir os efeitos do envelhecimento.

Argila dourada

Outra argila com ação esfoliante e também de limpeza e purificação da pele, pois remove células mortas. Tem efeito antioxidante, pois combate os radicais livres na pele, normalmente produzidos por fatores como cigarro, sol ou poluição. Atua favorecendo a elasticidade da pele.

Argila amarela

Indicada para peles oleosas, atua nutrindo, purificando e hidratando a pele. Melhora a elasticidade e combate o envelhecimento da pele. Pode ser usada em processos de esfoliação.

Argila verde

Indicada para peles oleosas. Promove uma espécie de peeling natural.

Argila preta

Contém enxofre, o que promove um efeito anti-inflamatório. Tem efeitos antiestresse, ajudando a desintoxicar a pele. Promove a renovação da células e ajuda a minimizar manchas na pele.

Argila roxa

Tem magnésio, que atua na produção de colágeno. Essa argila deixa a pele lisa e firme, além de ter ação esfoliante.

A Doctor Feet introduziu a argiloterapia em seus serviços de podologia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado